AMPE Metropolitana é a mais nova mantenedora da JA Santa Catarina

AMPE Metropolitana é a mais nova mantenedora da JA Santa Catarina

O associativismo e a Junior Achievement estão ‘tatuados’ na trajetória de Piter Santana, presidente da Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas (AMPE). Fundador da Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma, chegou a Florianópolis em 2007 e atuou na ACIF, CDL, Aemflo, Facisc e Fampesc. Santana foi um dos criadores da AMPE Metropolitana, em 2010 - e com o apoio da entidade, a Junior Achievement SC resgata um ponto de suas origens. 

Como inicia a parceria entre a AMPE Metropolitana e a Junior Achievement?

Piter Santana (PS) - A primeira ação será expandir a dinâmica ‘Meu Dinheiro, Meu Negócio’. É um curso on-line, de 5h/aula, que se encaixa perfeitamente às necessidades dos jovens nesse momento de pandemia. O programa ensina sobre gestão financeira aos estudantes do ensino médio, o que serve perfeitamente aos propósitos dos microempreendedores individuais (MEIs). Vamos oferecê-lo aos clientes do Banco do Empreendedor, do Banco da Família e às prefeituras de Mafra, Itapema e Blumenau, atingindo ao menos 10 mil pessoas em 2021.

Seu envolvimento com a Junior Achievement vem desde a adolescência. Como foi esta trajetória?

PS - Aos 16 anos participei do programa Miniempresa, quando estudava no colégio CEDUP, em Criciúma, em 2001, onde fui o destaque. Junto com os vencedores de outras quatro escolas, formamos o NEXA (Núcleo de Ex-Achievers), com 150 jovens. Na sequência, articulamos a criação da Associação de Jovens Empresários do município, que se transformou em um núcleo da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Não é exagero dizer que a Junior Achievement foi a minha semente do empreendedorismo e do associativismo.

Como a AMPE Metropolitana enxerga o apoio aos jovens empreendedores?

PS – Despertar o empreendedorismo precocemente é essencial para que tenhamos um ambiente de negócios cada vez mais favorável, com mais empregos e uma sociedade participativa e próspera. É muito importante alertar aos jovens sobre as responsabilidades de um empresário. Além de gerar trabalho e renda, as atribuições são muitas, com reflexos de grande amplitude em todos os segmentos da economia.

05.Feb


Deixe comentário