Ação e Cidadania está de cara nova

Ação e Cidadania está de cara nova

A JA Minas Gerais promoveu um encontro com os palestrantes e as escolas que participam do projeto Ação e Cidadania em 2019. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 09 de junho, no Museu das Minas e dos Metais (MM Gerdau). Os participantes tiveram a oportunidade de se conhecer e entender a nova proposta do programa para esse ano. A expectativa é que as palestras tenham início em agosto e que 1.000 alunos sejam impactados.


De cara nova, o Ação e Cidadania pretende triplicar o número de alunos impactados esse ano. O novo modelo vai funcionar como a parábola de Maomé. Os jovens não irão até as palestras, às palestras irão até os jovens. A ideia é que os palestrantes apliquem os conhecimentos diretamente nas escolas, aumentando a capacidade de alunos que poderão ser atendidos.


Serão quatro encontros em cada escola, com uma palestra por mês dos mais variados temas, que inspirem o protagonismo nos jovens. A ideia é que os mesmos alunos assistam às quatro palestras, para uma continuidade no aprendizado. Ao final de novembro, um evento de integração com todas as escolas será feito. Será um mega evento, com palestras, workshops e diversas atividades para finalizar o ciclo de aprendizado.


Além disso, a cada palestra os alunos farão um vídeo contando sobre o que aprenderam e os três melhores vídeos, de cada escola, serão premiados. Foram selecionadas 08 escolas da rede pública de Belo Horizonte para participar do projeto, que acontece entre agosto e novembro de 2019.


O projeto acontece desde 2003 e foi idealizado pelo Fórum Mineiro de Jovens Lideranças (FMJL) e hoje está sob a organização da JA Minas Gerais. “O objetivo é oferecer a esses jovens a oportunidade de conhecer temáticas a que não estão acostumados e ter contato com histórias inspiradoras de sucesso”, conta a gerente de geral da JA, Brenda Santos.


11.Jul


Deixe comentário