Estação Hack
PROGRAMAS > ESTAÇÃO HACK

A Estação Hack é o primeiro centro para a inovação criado pelo Facebook no mundo. Projetada para o público brasileiro, a iniciativa vai promover a formação de talentos na área de tecnologia, capacitar empreendedores e acelerar startups de alto impacto social.

O projeto vai apoiar o desenvolvimento do ecossistema econômico e de tecnologia no Brasil, treinando jovens em programação, ajudando na criação de negócios inovadores e fornecendo recursos para os pequenos e médios empresários crescerem usando a economia digital a seu favor.

Os cursos e workshops são ministrados por parceiros com reconhecida atuação nessas áreas. A Junior Achievement será a parceira da Estação Hack para promover os programas Montando Sua Carreira, Conectado Com o Amanhã e Innovation Camp.

Estação Hack Facebook
Montando sua Carreira

ENSINO MÉDIO - 3H/AULA

O programa Montando Sua Carreira, por meio de um jogo no computador, motiva e desperta os alunos de ensino médio para carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

Atividade

Objetivos educacionais

Sessão 1 – Oportunidades não faltam: Os alunos revisam os fatores a serem considerados ao pesquisarem carreiras em alto crescimento: interesses pessoais, níveis de formação e treinamento e ambiente de trabalho.

Aumento da conscientização de carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Conexão inicial entre o que os interessam, o que estão estudando na escola e as oportunidades disponíveis em carreiras de alta demanda.

Sessão 2 – Atue na Função: Os alunos exploram várias carreiras representantes de disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Eles participam em atividades simuladas de locais de trabalho.

Identificar as tarefas diárias, os ambientes de trabalho, os interesses e os níveis de formação para várias carreiras em alta demanda. Reconhece a importância de pesar vários fatores e planejarão quando tomar decisões sobre suas carreiras.

Sessão 3 – Etapas para o Sucesso: Os alunos começam identificando possíveis trajetórias de carreiras e aprendem mais sobre a formação e o treinamento necessário para seguir essas trajetórias.

Identificar carreiras que se alinham com seus interesses, habilidades ambientes de trabalho preferidos e metas educacionais. Descrever as primeiras etapas que poderão tomar para começar a planejar suas futuras carreiras.

Conectado com o Amanhã

ENSINO MÉDIO - 5H/AULA

O Programa Conectado com o Amanhã possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. Oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho.

Atividade

Objetivos educacionais

Mercado de trabalho

Apresentar o Mercado de Trabalho

Apresentar e desenvolver o conceito de empregabilidade

Apresentar a relação entre educação e a oportunidade de conseguir bons empregos

Competências Comportamentais, Liderança e Feedback.

Exigências comportamentais do Mercado de Trabalho

Habilidades para o Trabalho Global

Como Definir a Carreira Profissional

Importância do Feedback

Avaliação pessoal do CHA e a importância da ética.

Explorar o conceito de Liderança

Compreender a diferença entre liderar e chefiar

Reconhecer a importância da ética no ambiente profissional

Gestão de Carreira

Importância de Planejar a Carreira Profissional

Estabelecer Metas Profissionais

Currículo, entrevista de emprego, networking e empreendedorismo

Compreender a importância de currículo e da entrevista de Emprego

Reconhecer a importância do Networking para o seu futuro profissional

Entender que podemos criar o nosso próprio emprego

Innovation Camp

ENSINO MÉDIO - 8H

Innovation Camp é um projeto com duração de 8 horas, direcionado para alunos do ensino médio. Durante seu desenvolvimento o participante tem contato com os temas de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Utiliza um conjunto de métodos e ferramentas criativas para analisar situações e gerar soluções adaptáveis para problemas atuais, vivenciando a experiência de um pitch de ideias e trabalho em equipe.

Atividade

Escolha do desafio base: Ideal que seja uma problemática atual, que tenha a ver com a realidade dos alunos, para que eles realmente entendam do que se trata e encontrem soluções viáveis para o desafio.

Momento 1: Palestra sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia – A atividade empreendedora no Brasil, Inovação e Tecnologia. Design Thinking para soluções – Métodos criativos para solução de problemas. Criar um fluxo de geração de soluções com os alunos. Canvas – Explicar o preenchimento / como usar a ferramenta.

Momento 2: Apresentação do desafio base. Apresentação dos mentores. Montagem dos grupos e distribuição dos mentores.

Momento 3: Módulo Design Thinking. Construção do Canvas – uso de materiais de apoio.

Momento 4: Apresentação para o Júri – Pitch. Avaliação e divulgação dos resultados pelo juri.