Estação Hack
PROGRAMAS > ESTAÇÃO HACK

A Estação Hack é o primeiro centro para a inovação criado pelo Facebook no mundo. Projetada para o público brasileiro, a iniciativa vai promover a formação de talentos na área de tecnologia, capacitar empreendedores e acelerar startups de alto impacto social.

O projeto vai apoiar o desenvolvimento do ecossistema econômico e de tecnologia no Brasil, treinando jovens em programação, ajudando na criação de negócios inovadores e fornecendo recursos para os pequenos e médios empresários crescerem usando a economia digital a seu favor.

Os cursos e workshops são ministrados por parceiros com reconhecida atuação nessas áreas. A Junior Achievement será a parceira da Estação Hack para promover os programas O Futuro do Trabalho, Conectado Com o Amanhã e Innovation Camp.

Estação Hack Facebook
O futuro do Trabalho
  • Resumo: O programa apresenta aos alunos as transformações no mercado de trabalho que estamos vivendo. Apresenta as ferramentas e habilidades (Soft Skills) exigidas para obter e manter uma profissão em setores com carreiras de alto crescimento, dando ênfase as carreiras de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática – em inglês).
  • Público: alunos do Ensino Médio
  • Duração: 5h/aula

Atividade

VISÃO GERAL

O Futuro do Trabalho – Entendendo a 4º Revolução Industrial

Apresenta aos alunos as profundas transformações que estamos vivendo em nossa maneira de viver, se relacionar e de trabalhar, trazendo a importância de compreender o cenário atual e nos prepararmos para o futuro do trabalho. Traz uma visão geral das Soft skills necessárias para este novo mercado de trabalho.

As Soft Skills importam

Os alunos são apresentados à necessidade de desenvolver as habilidades interpessoais.
Aplicam habilidades de comunicação, pensamento crítico e criatividade para resolver problemas em um cenário de trabalho da vida real.

Habilidades interpessoais fortes

Irão rever as habilidades interpessoais que são procuradas pelos empregadores e avaliar suas próprias habilidades sociais.
Usarão histórias pessoais em um workshop de entrevista de emprego para comunicar essas habilidades a um potencial empregador.

Saiba quem está contratando

Em grupos, analisam fatores a serem considerados ao pesquisar carreiras: habilidades aprendidas através de treinamento e educação; interesses em vários clusters de carreira incluindo as da área STEM e empregos específicos de alto crescimento e os requisitos necessários para ganhá-los.

Conheça as suas prioridades de trabalho

Estudantes aprendem que, na atual força de trabalho, as pessoas mudam de emprego ou de carreira várias vezes ao longo da vida. Isso significa que é importante estar preparado e adaptável.
Exploram quais de suas prioridades devem ser suas âncoras na medida em que se preparam para entrar no mundo do trabalho.

Conectado com o Amanhã

ENSINO MÉDIO - 5H/AULA

O Programa Conectado com o Amanhã possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. Oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho.

Atividade

Objetivos educacionais

Mercado de trabalho

Apresentar o Mercado de Trabalho

Apresentar e desenvolver o conceito de empregabilidade

Apresentar a relação entre educação e a oportunidade de conseguir bons empregos

Competências Comportamentais, Liderança e Feedback.

Exigências comportamentais do Mercado de Trabalho

Habilidades para o Trabalho Global

Como Definir a Carreira Profissional

Importância do Feedback

Avaliação pessoal do CHA e a importância da ética.

Explorar o conceito de Liderança

Compreender a diferença entre liderar e chefiar

Reconhecer a importância da ética no ambiente profissional

Gestão de Carreira

Importância de Planejar a Carreira Profissional

Estabelecer Metas Profissionais

Currículo, entrevista de emprego, networking e empreendedorismo

Compreender a importância de currículo e da entrevista de Emprego

Reconhecer a importância do Networking para o seu futuro profissional

Entender que podemos criar o nosso próprio emprego

Innovation Camp

ENSINO MÉDIO - 8H

Innovation Camp é um projeto com duração de 8 horas, direcionado para alunos do ensino médio. Durante seu desenvolvimento o participante tem contato com os temas de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Utiliza um conjunto de métodos e ferramentas criativas para analisar situações e gerar soluções adaptáveis para problemas atuais, vivenciando a experiência de um pitch de ideias e trabalho em equipe.

Atividade

Escolha do desafio base: Ideal que seja uma problemática atual, que tenha a ver com a realidade dos alunos, para que eles realmente entendam do que se trata e encontrem soluções viáveis para o desafio.

Momento 1: Palestra sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia – A atividade empreendedora no Brasil, Inovação e Tecnologia. Design Thinking para soluções – Métodos criativos para solução de problemas. Criar um fluxo de geração de soluções com os alunos. Canvas – Explicar o preenchimento / como usar a ferramenta.

Momento 2: Apresentação do desafio base. Apresentação dos mentores. Montagem dos grupos e distribuição dos mentores.

Momento 3: Módulo Design Thinking. Construção do Canvas – uso de materiais de apoio.

Momento 4: Apresentação para o Júri – Pitch. Avaliação e divulgação dos resultados pelo juri.