Notícias

Voltar para as notícias

Primeiro mês de parceria entre JA São Paulo, Gerdau e StartSe é um sucesso.

29/05/2018

Em parceria com a empresa siderúrgica Gerdau, e a Startse, a JA São Paulo realizou durante o mês de maio, as primeiras aplicações do novo programa da Junior Achievement, o JA Statup, programa este que tem o intuito de despertar nos jovens o espirito empreendedor, incentivando-os a criarem sua própria startup. A parceria também envolve a ETEC Guaracy Silveira onde são realizadas as ações, uma vez por semana.

Foram aplicadas até então 5 aulas do projeto. Após a primeira aula, onde foi feito um brainstorm com o objetivo de ter o máximo de idéias de startups, foi passado aos alunos a importância das pesquisas e criação de personas (quem é, idade, estilo de vida, valores, etc), além das diferenças no mercado B2B (business to business) e B2C (business to consumer), auxiliando na elaboração do produto final. Os jovens também, logo nas primeiras aulas, já apresentaram o modelo de pitch do seu produto, praticando assim uma ferramenta usada por empreendedores para "vender" o projeto de sua empresa para potenciais investidores.

Com o passar das aulas e o projeto chegando perto de ser finalizado, os mentores voluntários focaram na estruturação do pitch, então passaram aos alunos dicas básicas de como deve ser feita a apresentação como por exemplo: dizer o nome da startup, criar um slogan com uma frase de impacto, mostrar o problema existente e consequentemente a solução a ser dada, entre outros. Para melhor entendimento foi passado aos jovens um pitch de sucesso realizado pelo AirBnb.

Todas atividades são acompanhadas por voluntários das empresas Gerdau e Startse, que auxiliam os alunos durante todo o projeto, compatilham suas experiências, e mostram a relação real de valores e custos de cada projeto criado.