-
Vantagens de Permanecer na Escola reduz evasão em EJA
O programa 'As vantagens de permanecer na escola' foi aplicado junto à 450 alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Juscelino Kubtishek de Oliveira, no final de outubro de 2012.
O propósito da aplicação era corroborar para a estratégia da escola no combate à evasão da unidade de ensino. De acordo com o Diretor Prof. Andrelino, após a aplicação do programa, houve no período uma regressão da evasão. 'Historicamente, as nossas taxas de evasão atingiam a ordem de 40% ao semestre. Pelo menos neste, após a aplicação do programa, notamos que a evasão não superou a casa dos 20%".
-
Trajetória de sucesso no Pará!
No ano de 2006, Janayna Galvão teve a oportunidade de participar do Programa Miniempresa na Escola Estadual Magalhães Barata. Esse foi o seu primeiro contato com a Junior Achievement. "No Miniempresa, tive a oportunidade de ser a Diretora de Marketing e o meu desempenho rendeu dois prêmios, o de melhor vendedor e melhor achiever", conta a Janayna.
Programa Vinculado:
Segundo ela, os profissionais que atuam em sala de aula voluntariamente, aplicando os programas, têm um importante papel na formação dos estudantes. "Através das informações que recebi dos voluntários expandi meus conhecimentos, ressalta.
Para Janayna o trabalho em equipe foi essencial para o desenvolvimento do projeto. "É possível perceber, aos poucos a criatividade e as características de cada um do grupo", afirma.
Depois de passar pela experiência como aluna do Programa Miniempresa, Janayna decidiu ser voluntária atuando em todos os programas do ensino fundamental aplicados no estado. Em 2008, a jovem foi contratada como auxiliar administrativa da Junior Achievement Pará, permanecendo por um semestre na Associação. Janayna deixou a Junior Achievement para se dedicar à universidade.
Hoje, ela estuda nas duas maiores universidades do estado, a UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia e UFPA - Universidade Federal do Pará, cursando Engenharia de Pesca e Serviço Social.
Janayna não perdeu o vinculo com a entidade. Continua sendo uma voluntária engajada: " Pretendo aplicar os conhecimentos recebidos para contribuir na educação de muitos jovens, mantendo o vínculo com a Junior Achievement Pará", diz Janayna, com convicção. " O aprendizado recebido como aluna, voluntária e como profissional da Junior Achievement Pará são benefícios que levarei comigo pela vida inteira", finaliza. -
Bruna do Amaral, participante do Programa Miniempresa e atualmente dona do seu próprio negócio!
"Participei do meu primeiro programa da Junior Achievement em 2005, no programa Miniempresa. Aprendi a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças, e poder vivenciar como uma empresa funciona, o que certamente fez a diferença quando entrei realmente no mercado de trabalho. Depois da Miniempresa, participei do Empresário-Sombra, e fui uma das fundadoras do NEXA em Ponta Grossa em 2006. Tive experiências fantásticas, das quais levarei comigo aprendizados para a vida inteira. São ideias e ensinamentos que utilizarei em minha vida profissional e pessoal! Em 2007 foi a minha vez de passar conhecimento a uma turma de 8ª ano como voluntária da JA, aplicando o programa Economia Pessoal. É emocionante notar no último dia que você FEZ A DIFERENÇA, pode não ser pra turma inteira, mas se atingi uma porcentagem, levando ensinamentos/conhecimentos já terá valido a pena! Ser voluntário é se sentir mais útil para a sociedade, é mostrar para o mundo que você não está a toa, e que quer um mundo mais digno! Ser voluntario, é transmitir e receber conhecimentos, é via de mão dupla! Ser voluntária foi uma das melhores sensações de satisfação que já tive! E poder fazer parte dos programas da Junior Achievement foi uma das experiências mais valiosas que já tive. Hoje sou uma microempresária e o conhecimento que tive participando da Junior Achievement foram de grande importância para iniciar esse novo desafio."
Programa Vinculado: -
Jocylene Wzorek, participante das primeiras Miniempresas no Paraná
"Tenho um imenso orgulho em dizer: A Junior Achievement faz parte da minha História de Vida! Impossível separar JAPR e eu, Eu e JAPR. Estão intrínsecos. A JAPR me deu algo que nunca, jamais alguém poderá tirar de mim: a consciência de que sou eu, apenas eu, a arquiteta do meu próprio destino. Aos meus 16 anos, ouvi uma palestra sobre o programa Miniempresa, me interessei, batalhei e consegui uma vaga. Fui Diretora de Marketing da "Cia do Sabonete". O nosso slogan era ‘Os sabonetes nunca mais serão os mesmos'. Mas hoje, quase 10 anos depois de participar do programa, percebi que os sabonetes continuaram os mesmos. Mas as ‘nossas vidas'... Ah, essas nunca mais foram as mesmas, após o Miniempresa!
Experiência fantástica! Um "trampolim" para um novo mundo. E, dado o salto, impossível voltar atrás: segui como integrante do NEXA; participei do programa Empresário-Sombra Por Um Dia; fui Adviser Junior; Voluntária em programas do Ensino Fundamental; Tive a oportunidade de participar de Fóruns Internacionais de Empreendedorismo pela JAPR; trabalhei nessa maravilhosa equipe e hoje... Hoje sou uma pessoa MUITO grata a Junior Achievement!
Aos meus 25 anos, sou Bacharel em Marketing, especializada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, atuo na área de Marketing da Multinacional Arauco do Brasil (Líder na fabricação de Paineis das Américas e 3ª maior do mundo no segmento) onde também sou, Orientadora Voluntária de empreendedorismo no Projeto Pescar. Mas principalmente, sou uma "louca" sonhadora e uma empreendedora (dentro do meu ambiente de trabalho e fora dele)!
A JAPR não aplica apenas "programas"... A JAPR faz um trabalho lindo, muito maior! A JAPR cria profissionais diferenciados, pessoas empreendedoras, e transforma vidas! Acreditem, a minha vida foi transformada. Acredito que, quem passa pela JAPR "faz" e não "espera acontecer".
Meus sinceros agradecimentos a Junior Achievement, não pelo que "tenho" hoje. Mas pelo que "sou"... Consequência, de uma história de quase 10 anos, e que sei que nunca vai acabar! Pois a JAPR faz parte da minha história. Quero ser adviser e poder transformar a vida de um jovem, como a minha foi transformada, e assim esse ciclo nunca acabará... Quero dar e ele, o que de mais precioso recebi da JAPR: "a consciência de que sou eu, apenas eu, a arquiteta do meu próprio destino!"Obrigada!