Notícias

Voltar para as notícias

Rodada de Palestras 2017

08/07/2017

A Associação Junior Achievement Paraná, realizou nesse sábado (08) a "Rodada de Palestras" no Auditório da UTFPR - Universidade Tecnológica do Paraná, para cerca de 250 participantes do programa Miniempresa, entre convidados, voluntários e estudantes de 14 escolas particulares e públicas de Curitiba. As palestras tinham como foco levar conceitos e experiências práticas de negócios, vendas, marketing e comunicação, além de uma visita ao Vale do Silício (Tecnologia).

A palestra iniciou com as técnicas de Comunicação da Palestrante, Escritora e Consultora Sulamita Mendes onde apresentou aos jovens dicas de como se portar, agir e falar para ter uma comunicação não violênta e assertiva. Na sequência do evento, Hendel Favarin, advogado, empresário e CEO da Escola Conquer, uma escola com tecnologia inovadora no ensino, contou aos participantes, como é a imersão no Vale do Silício para empreendedores. O Vale é uma região da Califórnia - EUA, na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.
 
O Núcleo de Ex-Achivers (NEXA) convidou os miniempresários a participarem do Núcleo e do "Anexando", um evento com foco em dinâmicas e desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a tradicional dança "Tunak Tunak Tun" animou aos participantes na Rodada.

A Rodada de Palestra deste ano contou com a presença do Presidente da Junior Achievement Paraná: Roberto Netz, Profª Dra Silvana Weber: Coordenadora e Gestora do PROEM da UTFPR; Sr Gelson Nonato: CEO da Escola Integra Cursos e Treinamentos, apoiador da Junior Achievement Paraná, que presenteou os Achievers com dois cursos; A empresa BEMIS: patrocinadora do Programa Miniempresa, na presença de dois Advisers Aline R R Dias e Leticia Denczuk, e aos palestrantes; Sulamita Mendes e Hendel Favarin.

O Miniempresa
O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, realizadas nas escolas. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.