Notícias

Voltar para as notícias

Formatura das Miniempresas 2016

01/12/2016

No dia 30 de novembro, a Junior Achivement Paraná, Associação sem fins lucrativos que promove ações de empreendedorismo para jovens, realizou a formatura do Programa Miniempresas, no auditório Mário de Mari, no Campus da Industria - Curitiba, Paraná. A formatura contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre alunos, voluntários, pais e parceiros da Associação JA Paraná, com a honra da presença da Sra. Sueli Campagnolo; Presidente do Conselho Consultivo, do Sr. Roberto Netz; presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Paraná, Sra. Bety Tichauer; Superintendente da Junior Achievement Brasil; Sra. Maria Christina Rocha, Gerente de Projetos Estratégicos do SESI-PR, Sra. Caroline Arns; Assessora da Superintendência SESI-PR, e a Sra. Anna Karina Boszczowski; diretora executiva da JAPR.

O programa Miniempresa proporciona a estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Nesse ano, o projeto envolveu cerca de 45 voluntários e beneficiou 350 estudantes, integrantes das 15 miniempresas certificadas, cada uma de uma diferente instituição de ensino. "Participar do Programa Miniempresa me ajudou a desenvolver a minha capacidade de liderança e oratória. Embora eu sempre busque dar o meu máximo nos projetos em que me envolvo, sempre me considerei uma pessoa tímida e com dificuldades de impor o meu ponto de vista. Ao final do projeto, já me sinto outra pessoa, muito mais confiante para tomar decisões e liderar pessoas, habilidades que adquiri involuntariamente através da pratica durante o programa." Relata a estudante Luisa Franco, presidente da Miniempresa Hold On (Positivo Ambiental).

No projeto, além de serem incentivados a criar produtos inovadores e com foco na sustentabilidade, os alunos também precisam administrar suas empresas e alcançar resultados positivos nas vendas. Na solenidade, foram premiadas as equipes que obtiveram a maior nota nas áreas: Gestão de Pessoas, Produção, Marketing e Comunicação, Financeiro, e o prêmio máximo da noite: Miniempresa Destaque, premiando os três primeiros colocados, equipes com as maiores notas acumuladas em vários critérios.

As vencedoras de 2016 foram:
- Gestão de Pessoas: Miniempresa Aí-POD (Colégio Estadual Santa Cândida)
- Financeiro: Miniempresa Chaveco (Colégio Positivo Ângelo Sampaio)
- Top de Marketing e Comunicação: Miniempresa Chaveco (Colégio Positivo Ângelo Sampaio)
- Top de Produção: Miniempresa Chaveco (Colégio Positivo Ângelo Sampaio)
- Miniempresa Destaque 2016: 1º lugar - Miniempresa Candela (Colégio Marista Paranaense).
- Miniempresa Destaque 2016: 2º lugar - Miniempresa Chaveco (Positivo Ângelo Sampaio).
- Miniempresa Destaque 2016: 3º lugar - Miniempresa Aí-POD (Colégio Estadual Santa Cândida).

A Associação Junior Achievement Paraná parabeniza a todos os estudantes empreendedores participantes do Programa Miniempresa 2016, e agradece aos 45 voluntários que dispuseram do seu tempo e conhecimento com todos os jovens estudantes participantes, vocês fazem a diferença!