Notícias

Voltar para as notícias

Parceria com Gerdau e Startse, finaliza a primeira edição do JA Startup em Pernambuco

21/06/2018

O JA Stratup foi desenvolvido pela StartSe e é um Programa de empreendedorismo inovador para que os jovens possam conhecer e praticar os modernos conceitos, as ferramentas e os hacks (alguém criativo capaz de resolver um problema através de uma solução pouco convencional) para criar e desenvolver startups.

O negócio a ser desenvolvido é uma ideia que deverá ser estruturada e apresentada no Demoday. O Demo Day é o desafio final de todas as equipes: apresentar o melhor pitch possível da sua startup para uma banca de avaliadores.

Esse programa acontece no mundo das ideias, mas elas precisam ser validadas e apresentadas como um negócio. Sua metodologia prevê o desenvolvimento de disciplinas em 08 encontros semanais, com duração de 3h, onde jovens são orientados por mentores familiarizados com o mindset de startups.

Em Pernambuco, o programa foi realizado, através da parceria entre a JA Pernambuco, StartSe e Gerdau, com alunos da Escola Técnica Estadual Porto Digital

O Apolo 235, que integra o complexo do Porto Digital, foi o palco de oito startups apresentaram pitches de três minutos e tiveram cinco minutos para responder perguntas dos jurados. A banca dos Jurados contou foi composta por voluntários de empresas parceiras, que estão habituados com o mindset de startups e inovação. Além da StartSe e Gerdau, também contamos com jurados das empresas C.E.S.A.R., Da Fonte Advogados, Grupo Moura e Queiroz Cavalcanti Advocacia.

Os negócios apresentados foram de diversos segmentos, e foram escolhidas as três melhores ideias da noite, conforme listagem abaixo:


1º lugar - SEAM
A equipe desenvolveu um aplicativo para atender pessoas que precisam de serviços de costura.
A ideia surgiu da reclamação feita por muitas pessoas, que acreditam que procurar uma costureira é perda de tempo, muitas disseram não ter paciência para levar e buscar as peças. Então, resolvemos desenvolver um aplicativo que guiasse as pessoas a costureiras, de modo que o cliente não precisasse nem sair de casa, além de poder comparar orçamentos, prazo de entrega e avaliação de profissionais de costura.

2º lugar - AppStudy
O AppStudy é um aplicativo de ensino e produção educacional que aposta na colaboração entre aluno e professor para um melhor aprendizado. Como diferencial, o aplicativo traz a opção de interação entre estudantes e professores, possibilitando esclarecimento de dúvidas, agendamento de aulas particulares e acesso a conteúdo exclusivos.

3º lugar - Itemfinder
Trata-se de um equipamento que revoluciona o modo de achar as coisas. O equipamento possui uma face adesiva para ser colada em objetos e na outra face um emissor que poderia ser acionado através de um dispositivo rastreador, baseado no design de um chaveiro.

A equipe vencedora, além de receber brindes patrocinados pela Gerdau e Queiroz Cavalcanti Advocacia, irão participar de uma competição online com startups vencedoras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A campeã irá participar de um evento promovido pela StartSe.