Notícias

Voltar para as notícias

Junior Achievement abre inscrições para voluntários em Pernambuco

16/03/2015

A Junior Achievement, instituição não governamental que atua em vários países e em todos os estados brasileiros, abre, em Pernambuco, inscrições para novos voluntários. Os inscritos serão convidados para atuar, exclusivamente, no Programa Miniempresa, carro-chefe da instituição.

Para ser um voluntário da Junior Achievement é necessário ter experiência profissional ou ser estudante universitário. O voluntário precisará dispor de 3h30 por semana, durante 15 encontros. Os selecionados se envolvem diretamente na formação dos jovens empreendedores. Eles dedicam tempo e talento para a realização de diversas atividades com os estudantes em salas de aula de escolas públicas e privadas passando para eles seu conhecimento e experiência pessoal. Só no ano passado, 200 pessoas se inscreveram como voluntárias.

Os voluntários selecionados no programa de voluntariado irão contribuir no Programa Miniempresa, carro-chefe da instituição, o qual proporciona aos estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa convertendo estudantes em miniempresários. Só no ano passado, esse programa beneficiou cerca de 1.200 alunos. Ao longo de 10 anos de atuação em Pernambuco, a Junior Achievement já trabalhou com mais de 200 escolas e 85 mil jovens, com o trabalho voluntário de 4.500 pessoas.

O profissional voluntário da Junior Achievement passa por treinamentos e leva para a sala de aula, por meio da metodologia Aprender-Fazendo, seus conhecimentos. "A experiência, além de proporcionar auto-desenvolvimento, aperfeiçoamento profissional e bem-estar aos que se comprometem em fazê-la, é também uma porta a ser aberta já que muitas empresas veem o trabalho voluntário com bons olhos e reconhecem a importância do voluntariado na carreira de um profissional", afirma a diretora executiva da organização em Pernambuco, Rosane Schereschewsky. Os interessados em se inscrever para ser voluntário da instituição devem se cadastrar no site www.jape.org.br.

A Junior Achievement de Pernambuco entrará em contato com os interessados a partir do mês de março. A organização dá suporte durante toda a ação, além de capacitação e treinamento prévio. Instituições públicas e privadas também podem se inscrever para apoiar os projetos da entidade, através de doações financeiras e incentivo de voluntariado junto aos seus funcionários.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT - Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. É uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que acredita, acima de tudo, na capacidade e potencialidade do ser humano, beneficiando oito milhões de jovens em todo mundo. No Brasil, atua em todo território nacional, contribuindo para a formação dos jovens que constituem o futuro do país. Em Pernambuco, chegou em 2003.

A Junior Achievement oferece programas de educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, desenvolvida para atender alunos a partir da 5ª série do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.