Notícias

Voltar para as notícias
 JA StartUp é programa inédito da Junior Achievement

Jovens aprendem a desenvolver uma startup

04/05/2018

A Junior Achievement, que atua com educação empreendedora, lança o JA StartUp, programa que estimula estudantes a criarem ideias inovadoras

Com o objetivo de conectar os jovens as mudanças do mercado e estimular a criação de soluções inovadoras, a Junior Achievement, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, lança o JA StartUp. O programa inédito foi desenvolvido em conjunto com a rede de empreendedores StartSe e está sendo realizado em parceria com a Gerdau. Em Pernambuco, inicialmente, o projeto está sendo aplicado para 40 alunos do ensino médio da Escola Técnica do Porto Digital, até 20 de junho.

Com o apoio de profissionais voluntários, como são realizados todos os programas da Junior Achievement, o JA StartUp possui oito encontros (ao longo de oito semanas), tendo três horas de duração, cada. Neles, os alunos aprendem conceitos, ferramentas e tecnologias para criar e desenvolver startups, que são empresas recém-criadas e que buscam explorar atividades transformadoras no mercado. Os participantes recebem orientações sobre o estilo startup, trabalho em equipe, finanças, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, montagem de protótipos e negócios.

Para incentivar o trabalho em equipe, os estudantes são divididos em grupos, que aprendem a validar a ideia, o produto e negócio escolhido. Ao final do programa, acontece uma apresentação, momento em que os jovens precisam "vender", num curto tempo, suas ideais. É a Demo Day, quando os alunos vão explicar suas ideias e demonstrar o potencial do seu negócio, além de explicar como a equipe já executou e aprendeu com o próprio projeto. As apresentações irão acontecer no formato de pitch e os alunos devem esclarecer qual o problema que o produto criado resolve, qual a solução que propõe, suas características do produto, canais de distribuição e foco de atuação.

A plateia do Demo Day será composta por profissionais com expertise no mindset de startups, escola, familiares e comunidade. Três ideias serão eleitas como as melhores, mas apenas uma será a vencedora. Os negócios das startups podem ser em várias áreas, como tecnologia, moda, economia criativa, design e saúde. O que a JA StartUp estimula é a criação de plataformas inovadoras para diversos segmentos do mercado. Em Pernambuco, a sede da Junior Achievement fica na Rua do Riachuelo nº 105, sala 901, Boa Vista, no Recife. Mais informações: (81) 3421.2277 e www.jape.org.br.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.