Notícias

Voltar para as notícias
Gincana de Miniempresas

JA Pernambuco realiza nova edição da Gincana de Miniempresas

27/06/2018

O evento acontece neste sábado (30), no Clube Português, com a participação de estudantes de 45 escolas de Pernambuco


Trazido dos Estados Unidos para o Brasil na década de 90, o Treinamento Experiencial ao Ar Livre (TEAL) busca unir aprendizado, prática, integração, diversão e reflexão dentro de um único evento. Inspirada no método, a Junior Achievement de Pernambuco (JAPE), instituição sem fins lucrativos que fala sobre educação empreendedora para jovens, usa ideias da técnica na nova edição da sua Gincana de Miniempresas, que vai acontecer no próximo dia 30 (sábado), das 13h30 às 17h30, no Clube Português.

Com o tema "Empreendedorismo: a bola da vez", a Gincana de Miniempresas faz parte do cronograma de atividades do programa Miniempresa, projeto que ensina sobre o mundo dos negócios na prática para alunos do segundo ano do ensino médio. Durante o evento, serão utilizadas diversas atividades interativas para estimular o trabalho em equipe, liderança e capacidade de gerenciar crises de forma lúdica.

A técnica do TEAL, que inspirou a Junior Achievement, é usada por empresas e organizações para treinamentos comportamentais. Ao se depararem com desafios inesperados fora da sua zona de conforto, os participantes experimentam sentimentos e situações inusitadas que requerem proatividade, empenho, participação e comprometimento a medida que fortalecem seus laços de confiança e solidariedade. Assim, promove a comunicação efetiva, a colaboração, superação de conflitos e técnicas de liderança.

"A ideia é estimular as equipes que participam do Miniempresa a conhecer outros grupos participantes, além da sua escola. As atividades visam estimular a criatividade e o fortalecimento dos trabalhos em grupo", explica a gestora de projetos da instituição, Olga Lucena. Participam do evento cerca de 1.100 pessoas, entre voluntários e alunos das 45 escolas participantes do Miniempresa 2018, espalhadas por Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Caruaru, Camaragibe, Paulista e Vitória de Santo Antão e Belo Jardim.

Neste ano, o Miniempresa está sendo incentivado pelas Baterias Moura, Cartório Andrade Lima, Celpe, CERS, CESAR, Da Fonte Advogados, FeDEx, Gerdau, Grupo Moura, Plaza Shopping, PwC, Queiroz Cavalcanti Advocacia, TPF Engenharia e Ultragaz empresas parceiras da Junior Achievement Pernambuco (JAPE), além da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Instituições da iniciativa pública e também privada podem apoiar o projeto, contribuindo financeiramente e incentivando seus colaboradores a serem voluntários.  Mais informações pelo (81) 3421.2277 ou miniempresa@jape.org.br.

PROGRAMA MINIEMPRESA

O Miniempresa tem a proposta de ajudar os jovens a aprenderem na prática como planejar uma empresa. As aulas são semanais, com 3h30 de duração e tendo o total de 16 encontros. Durante o programa, são ensinados fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um "miniempresário".

Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos. Na prática, eles montam uma miniempresa, planejam, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e pagam com valores simbólicos os envolvidos, como funcionários e acionistas, além de arcar com as despesas de infraestrutura. As aulas são ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais voluntários de diversas áreas, que doam seu tempo e compartilham conhecimento com os jovens.

SERVIÇO | GINCANA DE MINIEMPRESAS
Quando: sábado, 30 de julho de 2018.
Horário: das 13h30 às 17h30.
Onde: Clube Português - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 172 - Graças, Recife.
Informações: (81) 3421.2277