Notícias

Voltar para as notícias
Na Feira de Miniempresas, quando os jovens comercializam os produtos

Em Pernambuco, Miniempresa inicia sua 18ª edição

31/05/2018

Neste ano, o programa está beneficiano 1.350 alunos de 45 escolas, que estão sendo inspirados a empreenderem na prática

A Junior Achievement Pernambuco, organização sem fins lucrativos que estimula a educação empreendedora, inicia a 18ª edição do programa Miniempresa. Neste ano, o programa vai beneficiar cerca de 1.350 estudantes do segundo ano do ensino médio e está sendo aplicado em 45 escolas do estado, espalhadas por Belo Jardim, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Igarassu, Caruaru, Camaragibe, Paulista e Vitória de Santo Antão.

O Miniempresa, um dos principais projetos da Junior Achievement, tem a proposta de ajudar os jovens a aprenderem na prática como planejar uma empresa. As aulas são semanais, com 3h30 de duração e tendo o total de 16 encontros. Os encontros acontecem após o horário da escola ou aos sábados. Durante o programa, são ensinados fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um "miniempresário".

Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos. Na prática, eles montam uma miniempresa, planejam, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e pagam com valores simbólicos os envolvidos, como funcionários e acionistas, além de arcar com as despesas de infraestrutura. As aulas são ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais voluntários de diversas áreas, que doam seu tempo e compartilham conhecimento com os jovens.

Além dos encontros semanais, os aprendizes participam de algumas atividades fora da sala de aula. No dia 30 de junho acontecerá uma gincana no Clube Português, onde todas as escolas se reúnem para interagirem e trabalharem conceitos de liderança, trabalho em equipe, capacidade de gerenciar crises de forma descontraída. Em setembro, os alunos poderão comercializar os produtos criados durante o projeto na feira de miniempresas, onde terão a oportunidade de colocar em prática as técnicas de vendas e abordagem que são ensinadas nas aulas.

O projeto vai até novembro, culminando com a tradicional Formatura de Miniempresas, já confirmada para o dia 07/11, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções, Olinda). Após meses de muito aprendizado, todas as escolas se reunirão para celebrar os resultados e as equipes que mais se destacarem serão premiadas durante a cerimônia e terão os seus produtos divulgados.

Neste ano, o Miniempresa está sendo incentivado pelas Baterias Moura, Cartório Andrade Lima, Celpe, CERS, CESAR, Da Fonte Advogados, FeDEx, Gerdau, Plaza Shopping, PwC, Queiroz Cavalcanti Advocacia, TPF Engenharia e Ultragaz empresas parceiras da Junior Achievement Pernambuco (JAPE), além da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Instituições da iniciativa pública e também privada podem apoiar o projeto, contribuindo financeiramente e incentivando seus colaboradores a serem voluntários.

Em Pernambuco, a sede da nossa instituição fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, na Boa Vista (Recife). Mais informações pelo (81) 3421.2277, através do e-mail miniempresa@jape.org.br ou pelo site www.jape.org.br.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados. Os projetos da associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco (a Junior Achievement Pernambuco - JAPE), atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO | JUNIOR ACHIEVEMENT PERNAMBUCO
Endereço: Rua do Riachuelo, nº 105 - sala 901. Bairro Boa Vista, Recife - PE.
Telefonre: (81) 3421.2277
E-mail: miniempresa@jape.org.br
Site: www.jape.org.br
Instagram: @japernambuco
Facebook: /ongjape