ENSINO FUNDAMENTAL - 7H/AULA
Desenvolve nos alunos a consciência sobre seu relacionamento com o meio ambiente e gera agentes de mudança com uma atitude de participação ativa.
ENSINO FUNDAMENTAL - 7H/AULA
Desenvolve nos alunos a consciência sobre seu relacionamento com o meio ambiente e gera agentes de mudança com uma atitude de participação ativa.
Atividades | Visão Geral | Objetivos |
---|---|---|
Reconhecendo o ambiente |
Os alunos compreendem a concepção de ambiente. Reconhecem os recursos naturais e a importância do uso racional dos mesmos. Compreendem as diferenças entre conservação e uso sustentável. |
Analisar os componentes do meio ambiente. Identificar os recursos naturais. Diferenciar recursos renováveis de não-renováveis. Enxergar a cidade como um ambiente urbano. Compreender o conceito de Desenvolvimento Sustentável. |
Gota a Gota | Os alunos compreendem a problemática ambiental da água diferenciando disponibilidade de qualidade. |
Conscientizar-se do valor da água como recurso. Compreender a necessidade de otimizar o uso da água. Identificar ações cotidianas para evitar o desperdício de agua. |
Para onde vai o lixo? | Os alunos compreendem os problemas causados pelos resíduos sólidos e sua importância nas cidades. |
Aprender o que são resíduos e qual a sua origem. Alertar para os perigos da poluição por resíduos. Aprender qual é o destino do lixo e as diferentes alternativas para o seu tratamento. Aprender a importância de recuperar e reciclar o lixo. |
Quem faz o quê? | Os alunos conhecem os diferentes agentes de mudança e seus papeis na temática ambiental. |
Diferenciar os papéis dos agentes de mudança. Saber que existem empresas que incorporam a Gestão Ambiental a sua Gestão Empresarial. Entender que existem alternativas para a produção de tecnologia limpa, minimizando os impactos no meio ambiente. |
Equipes Ecológicas | Os alunos analisam as informações coletadas nos Formulários de Ação Semanal, escolhem um tema e desenvolvem um plano de ação para buscar soluções. |
Planejar ações para aplicar soluções. Fundamentar decisões e estar preparado para defendê-las a terceiros. Reconhecer os benefícios do trabalho em equipe. |
Congresso de ideias ambientais | Os alunos reconhecem o valor do trabalho em equipe, expõem suas ideias em um Congresso de ideias ambientais |
Expor e argumentar sobre suas ideias. Retomar as conclusões da aula anterior. Aprender a desenvolver um projeto de acordo com seu objetivo. |
Nosso Projeto | Os alunos revisam as propostas da aula passada, refletem sobre o que foi discutido no debate e seguem trabalhando, em conjunto, no Projeto que representará a escola no Concurso Aprender a Empreender |
Compreender a importância do planejamento para alcançar objetivos. Reconhecer que a temática ambiental necessita de uma abordagem multidisciplinar e em grupo. Aprender a desenvolver um plano de ação de acordo com um objetivo. |