Notícias

Voltar para as notícias
Divulgação.

Jovens de Mariana-MG participam de simulação empresarial e operam suas próprias corporações.

20/04/2016

Já pensou em participar de um jogo onde você possa operar sua própria empresa, em um ambiente que simule o mercado de negócios? Pois assim foi a última terça-feira (19/04) de diversos jovens em Mariana-MG.

A parceria entre a Subsecretaria de Desenvolvimento de Mariana-MG e a Junior Achievement Minas Gerais possibilitou a aplicação do Programa MESE para cerca de 195 jovens, entre alunos do Senai e universitários da UFOP.

O Programa MESE (Management and Economics Simulation Exercise) tem como objetivo familiarizar os jovens com educação financeira, concorrência, tomada de decisões e trabalho em equipe, além de estimular o desenvolvimento de estratégias vencedoras.

A Gerente Geral da Junior Achievement Minas Gerais, Catarina Lutero, ressalta que iniciativas como esta são essenciais para o desenvolvimento dos jovens. "O jovem quando é estimulado responde à altura. Parece uma atitude simples, mas programas como o MESE possibilitam aos estudantes desenvolver, na prática, competências essenciais para suas vidas profissionais.", disse.

Para participar do programa, os estudantes formam equipes de cinco integrantes que irão concorrer entre si. Apoiadas por um software, as equipes recebem relatórios com as tendências de mercado, o desempenho dos concorrentes e as variáveis de custos e preços. Durante o jogo são tomadas decisões sobre preço, quantidade a ser produzida, investimento em Marketing, melhoria do produto e aumento da capacidade de fábrica. Ao final as decisões são computadas e os melhores desempenhos apontados.

O evento foi realizado no Centro de Convenções de Mariana e contou com aplicações do programa no período da manhã, das 08h00 às 11h30, e no período da tarde, das 13h30 às 17h30.