Notícias

Voltar para as notícias

Empreendedores pelo Meio Ambiente

05/06/2018

 

Estudantes de sete escolas do Lago Norte participaram da cerimônia de encerramento do projeto Corredor Verde no auditório Eva Hertz, da Livraria Cultura. O projeto teve início em março deste ano, com patrocínio do Shopping Iguatemi. Esta demanda foi identificada pelo Administrador Regional do Lago Norte, Marcos Wortmann, que pretende envolver a comunidade, criando uma cultura ambiental no bairro, que tem mais de 100 nascentes. As escolas, públicas e particulares, aderiram de forma inequívoca; os mais de 500 alunos além de receberem os programas de meio ambiente, foram a campo para colocar em prática os ensinamentos. Presentes as escolas: Colégio do Sol, INDI, CEDLAN e escolas classes Aspalha, Olhos d’Água, Varjão e Capoeira do Bálsamo. 

Os resultados foram relatados no evento de encerramento, quando foi entregue para cada escola o troféu Escola Verde, selo instituído pela Junior Achievement, para confirmar a importância do projeto os alunos ouviram a Bióloga Carolina Isaías que falou sobre Meio Ambiente. Após essas ações, as escolas farão um intercâmbio de informações e conhecimento, como forma de propagar para a comunidade a responsabilidade de preservar seu bairro e sua cidade. As visitas já estão sendo programadas, e serão realizadas pelos jovens do comitê COM VIDA.

O impacto do evento foi muito positivo, tanto para os alunos quanto para professores e direção das escolas, bem como para os representantes da Administração Regional do Lago Norte e Shopping Iguatemi. Marcos Wortmann, mesmo não estando presente, enviou um áudio parabenizando pelo projeto onde todos se empenharem para construir em conjunto, acrescentando: “sei que é só o primeiro passo de algo muito bonito que estamos construindo, sociedade civil, empresas responsáveis, escolas e administração pública. É muito orgulho e já falei inclusive aqui na Europa, onde conheci diversas iniciativas e as pessoas reconhecem a importância desse engajamento conjunto. Parabéns a todos e à equipe da Junior Achievement do DF.”

“Foi um trabalho muito gratificante. Acredito que estamos formando cidadãos conscientes e preocupados com o futuro do Planeta”, relatou a professora Elizabeth Cubas, da Escola Classe Aspalha. Também da mesma escola, a diretora Lara manifestou o entusiasmo pelo programa: “A Aspalha cresceu muito em todos os eixos de aprendizagem... as crianças estão sábias, seguras, amigas, empolgadas, e o mais rico de tudo... se apropriaram da aprendizagem. Muito rico o projeto. ” A Coordenadora do INDI, Ruth Passarinho, finaliza com esse depoimento: “Certamente estamos construindo uma comunidade mais atuante e comprometida com o meio ambiente. Podermos somar esforços e ações, e especialmente dialogar entre escolas, colocando as crianças atuantes nesse processo em todas as etapas é um dos aspectos mais importantes deste projeto. ” Durante o evento foram projetados vídeos com o depoimento de estudantes de todas as escolas participantes.