Notícias

Voltar para as notícias

Linx firma parceria com a Junior Achievement para modernizar o Miniempresa

16/08/2015

O projeto ganhará novas ferramentas tecnológicas para auxiliar no desenvolvimento de jovens empreendedores

A Linx, líder em software de gestão para o varejo, e a Junior Achievement, firmaram parceria para reformulação e modernização do Programa Miniempresa. Considerado o "carro-chefe" da organização, o Miniempresa será aplicado em escolas públicas do País neste segundo semestre e contará com uma ferramenta digital de gestão e uma comunidade virtual para os estudantes atuais do Programa e ex-alunos, o Conexa.

A Linx é a financiadora exclusiva do projeto, cuja nova versão será aplicada em 17 turmas e beneficiará, aproximadamente, 400 jovens de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais entre 2015 e 2016. A Junior Achievement orientará os alunos das escolas públicas do ensino médio técnico e priorizará a troca de ideias entre eles para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

"Com esta parceria, estamos totalmente alinhados com o nosso valor do empreendedorismo e de desenvolvimento de pessoas, pretendemos também contribuir para a formação de futuros novos talentos do Brasil. Ofereceremos toda tecnologia e apoio para o desenvolvimento de um programa tradicional e reconhecido internacionalmente", afirma Flavio Menezes, diretor de Marketing da Linx.

Etapas do Projeto
A primeira etapa terá como foco a atualização do Miniempresa e é baseada em quatro temas fundamentais: modelagem de negócio, a fim de fornecer ferramenta para estruturá-lo; concepção do produto, para direcionar o foco para a necessidade do usuário, agregação de valor do produto no mercado, para abordar a criação de diferenciais para ser competitivo, e sistema de gestão, para proporcionar o desenvolvimento da habilidade de análise e tomada de decisão a partir de indicadores do negócio.

"É um programa consolidado e que forma milhares de jovens todos os anos. O nosso desafio foi atualizar os conceitos de empreendedorismo e as ferramentas de aprendizado para um modelo mais contemporâneo de se empreender. Desta forma, podemos interagir com os adolescentes e prepará-los para a realidade do universo empreendedor", explica Wilma Resende Araujo Santos, Diretora Superintendente da Junior Achievement Brasil.

A segunda etapa propõe a formação da Conexa, comunidade virtual dedicada aos alunos que passam pelo programa e integram o Nexa (Núcleo de Ex-Achievers). "A rede social pretende criar e estabelecer uma conexão contínua com os alunos. Acreditamos que a troca de experiências vai criar uma ambiência empreendedora", afirma Wilma. Por ano, são formados 15 mil alunos e cerca de 2 mil permanecem em contato com a Junior Achievement, através do Nexa.

Com a Conexa, os jovens permanecerão interligados e terão acesso a oportunidades de empreendedorismo. Esta plataforma também oferecerá conteúdo educacional de empreendedorismo, orientação para criação de empresas e startups, e o acompanhamento do aluno no acesso ao mercado de trabalho.

O Concurso de Plano de Negócios, que compreende a terceira etapa do programa, é uma competição nacional, onde estudantes desenvolverão uma ideia de negócio voltado à tecnologia que será avaliada por jurados do mundo empreendedor. Durante o concurso, os estudantes utilizarão ferramentas inovadoras, como o Canvas Business Model e o Design Thinking aplicado ao empreendedorismo, além da consultoria de mentores voluntários para desenvolverem suas ideias.

A quarta e última etapa do projeto concentra-se na expansão e consolidação do Miniempresa by Linx, para que ainda mais jovens possam ser beneficiados no país e desenvolvam habilidades empreendedoras que possam transformar suas vidas.