Notícias

Voltar para as notícias

JA Pernambuco: Formatura de Miniempresas em Pernambuco

01/11/2017

O Miniempresa, um dos principais programas da Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos e que atua na educação empreendedora de jovens, chega ao final com a tradicional Formatura de Miniempresas. A solenidade, contando com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, será no próximo dia 15, às 17h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

Neste ano, foram beneficiados 920 jovens pernambucanos do segundo ano do Ensino Médio de 39 escolas públicas e privadas espalhadas pelo Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Caruaru e Fernando de Noronha. Durante a formatura, que traz o tema "Empreendedorismo é o diferencial para o sucesso", haverá entrega de certificados e divulgação das Miniempresas campeãs.

A Formatura de Miniempresas acontece após meses de aprendizado sobre o mundo dos negócios na prática. Foram 15 encontros semanais, com 3h30 de duração, cada. No período, os alunos contaram com a ajuda de 160 profissionais voluntários, que repassaram os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, no qual cada participante se converte em um "miniempresário", aprendendo conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

Durante a jornada, houveram várias atividades, com destaque para a Gincana de Miniempresas e a Feira de Miniempresas, quando os alunos puderam vendar seus produtos em estrutura montada no RioMar Shopping.