Notícias

Voltar para as notícias

JA Brasil: COY 2017 aconteceu no Brasil e foi um sucesso

01/12/2017

Soluções criativas e sustentáveis. Foi o que mais se viu nas propostas dos jovens de 20 escolas diferentes, em 15 países das Américas. Eles desembarcaram esta semana em São Paulo para apresentar seus projetos e concorrer ao prêmio Company of the Year, da organização não-governamental Junior Achievement, que ensina como funciona uma empresa na prática e desperta, nos adolescentes, o espírito empreendedor.

O vencedor do ano foi a Kóleken, da Argentina, que conseguiu um lucro de 1.617% com um dispenser de água feito de material reciclável, com capacidade de até três litros. O resultado financeiro contou pontos, mas o que garantiu a vitória foi o trabalho voltado para a conscientização do uso da água, educando crianças e doando 1.500 litros de água potável para aqueles que não têm acesso.

"O nível dos alunos era muito alto. Eles estavam muito bem preparados e tinham uma preocupação com a sustentabilidade presente nos produtos e no conceito das Miniempresas", diz Bety Tichauer, diretora superintendente da Junior Achievement Brasil.

Entre as 20 selecionadas haviam três brasileiras: a Coloke, de Blumenau, em Santa Catarina, que criou uma caixa com produtos relaxantes para autistas e pessoas que sofrem de ansiedade; a carioca Line Up, que desenvolveu short para ser usado embaixo da roupa com bolso interno para segurança; e a gaúcha Spinlet, uma carteira mágica que obteve lucro de 800%.

Como uma das maiores organizações sociais voltadas para jovens no mundo, a Junior Achievement estimula e desenvolve esses estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa. Desde a sua fundação no Brasil, em 1983, a rede da organização já atendeu mais de 4 milhões de estudantes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.